quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

TCA promove audição e oficinas para “Jeremias, o profeta da chuva”

Inscrições começam em janeiro

O Núcleo de Teatro do Teatro Castro Alves (TCA.Núcleo) dá continuidade ao processo de montagem do seu décimo quarto espetáculo, “Jeremias, o Profeta da Chuva”, de Adelice Souza, projeto vencedor do edital 2008/9, da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado. Sempre aguardadas com expectativa pela classe teatral baiana, as audições para a seleção do elenco ocorrerão no período de 19 a 21 de janeiro de 2009, com inscrições abertas de 5 a 16 de janeiro, no Núcleo de Produção do TCA, de segunda a sexta, das 13 às 17 horas. O espetáculo terá 10 atores e atrizes, sendo que alguns farão mais de um papel, totalizando 18 personagens. Para inscrição, os artistas devem apresentar cópia do RG, currículo comprovado, via atestado ou programa, e o registro na DRT. Informações através dos telefones (71) 3117-4881/4882; no site www.tca.ba.gov.br e pelo endereço eletrônico
tca.nucleo@tca.ba.gov.br.
Veja datas das Oficinas em Cronograma.
Divulgado em 17/12/2008, Ascom/TCA

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Cronograma

>>> OFICINA DE DIREÇÃO (com Adelice Souza)
Para seleção 02 assistentes de direção
Inscrição: 5 a 9 de janeiro
Realização: 13 a 15 de janeiro
Carga horária: 15h
Vagas: 20
Documentos obrigatórios: fotocópia de RG e currículo vitae.

>>> AUDIÇÃO PARA ELENCO
Inscrição: 5 a 16 de janeiro (Prorrogadas até 21 de janeiro)
Realização: 19 a 21 de janeiro
Documentos obrigatórios: DRT de ator, fotocópia de RG e currículo vitae comprovado via atestado ou programa.

>>> OFICINA DE PRODUÇÃO (com Bruno Morais)
Para seleção 02 assistentes de produção
Inscrição: 05 a 09 de janeiro
Realização: 13 a 15 de janeiro
Carga horária: 15h
Vagas: 20
Documentos obrigatórios: fotocópia de RG, currículo vitae e comprovação (via atestado ou programa) de participação em, no mínimo, duas montagens como produtor ou assistente de produção.

>>> OFICINAS TÉCNICAS
* Cenografia, com
Hélio Eichbauer
* Iluminação, com Guilherme Bonfanti
* Objetos Cênicos, com Olga Gomez
* Figurino, com Simone Mina
Inscrições: 12 a 21 de janeiro
Realização: 26 a 30 de janeiro
Documentos obrigatórios: fotocópia de RG, currículo vitae e comprovação (via atestado ou programa) de participação em, no mínimo, duas montagens na função pretendida.


Local de inscrição: Núcleo de Produção do TCA
Horário: das 13h às 17h
Informações: Tel. (71) 3117-4882/4881
E-mail: tca.nucleo@tca.ba.gov.br


Atualizado em 19/01/2008

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mais fotos do anúncio do vencedor do TCA.Núcleo

Márcio Meirelles, secretário estadual de Cultura, fala para a platéia da Sala do Coro.

O diretor do TCA, Moacyr Gramacho, após apresentação do espetáculo "Policarpo Quaresma".

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Adelice Souza fala sobre “Jeremias, O profeta da chuva”

A diretora teatral Adelice Souza (foto) reuniu-se no último dia 2 de dezembro com diversos profissionais do Teatro Castro Alves, para apresentar as linhas gerais de “Jeremias, o Profeta da Chuva”, projeto vencedor do edital 2008/9 da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado, destinado à décima quarta montagem do Núcleo de Teatro do TCA.
Acompanhada do produtor Bruno Morais, Adelice exibiu fotos e entrevistas registradas ao longo de uma viagem ao semi-árido nordestino, onde colheu rico material para o espetáculo, cujo texto é de sua própria autoria. Ela explicou que “Jeremias...” será ambientado no sertão real, imaginário e místico, e fala dos homens que interpretam os sinais da natureza, realizando experiências peculiares para predizer se haverá bom ou mau inverno para a lavoura e a pecuária.
“São, geralmente, agricultores e comerciantes da região, a quem o povo consulta por tradição.”
A montagem também faz um paralelo com Jeremias, o profeta da Bíblia que anunciou a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor.
O amanhã é uma coisa grande; do que será feito o amanhã?
Adelice citou o escritor Victor Hugo para dar uma idéia do “clima” do espetáculo. “Acho que o teatro é um lugar onde a gente resolve essas coisas profundas”, acrescentou, anunciando personagens e cenas típicas do Nordeste, como o teatro de bonecos, a feira livre, os ex-votos, o forró, profetas, repentistas e rezadeiras. O processo de montagem da peça inclui a realização de audição para a escolha do elenco e de oficinas técnicas ministradas por profissionais renomados. A diretora informou que a estréia, na Sala do Coro do TCA, está prevista para 5 de junho de 2009.
Informações: Ascom / TCA
Foto: Yuri do Val / Centro Técnico

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Anunciada a 14ª montagem do Núcleo de Teatro do TCA

O Núcleo de Teatro do Teatro Castro Alves (TCA.Núcleo) definiu a sua décima quarta montagem – edição 2008/2009. O anúncio do projeto selecionado foi feito em 30 de outubro, pelo diretor de teatro Luiz Marfuz, vencedor no ano passado, com as presenças do secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, e do diretor do TCA, Moacyr Gramacho, na Sala do Coro, após a apresentação da peça “Policarpo Quaresma”, que fez parte da programação do FIAC.
O projeto vencedor do Edital de Montagem de Espetáculo, publicado pela Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado foi "Jeremias, o Profeta da Chuva”, cuja proponente foi a Bordereaux Produções e Projetos Artísticos Ltda. e a diretora é Adelice Souza. O projeto receberá, a título de apoio, o valor total bruto de R$180 mil. O projeto suplente é "O Caçador e o Fantástico Pássaro Gigante”, com a proponente SS Produções e Eventos Ltda. e o diretor, João Batista Lima.

Cultura nordestina - De acordo com o parecer da comissão julgadora, o projeto selecionado
“atende satisfatoriamente a todos os requisitos e critérios de julgamento do edital. Responde às expectativas fundamentais do programa, alia a escolha de aspectos interessantíssimos da cultura nordestina – a partir dos chamados profetas da chuva – ao repertório da cultura universal para discutir temas como o terror e o lugar social da sabedoria popular.”
A comissão destaca também “os caminhos estéticos apontados, que pretendem ser instrumento de formalização destes temas, através do diálogo entre manifestações da cultura brasileira e inovações estéticas contemporâneas, estabelecendo a ponte, que se insinua produtiva, entre tradição e ruptura.” A Comissão teve como integrantes Kil Abreu, Carmem Paternostro, Guilherme Reis e Luiz Fernando Marques, e contou com a presença de Ney Wendell como representante da Funceb.
Divulgado em 31/10/2008, Ascom/TCA
Foto: Débora Teixeira