quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Adelice Souza fala sobre “Jeremias, O profeta da chuva”

A diretora teatral Adelice Souza (foto) reuniu-se no último dia 2 de dezembro com diversos profissionais do Teatro Castro Alves, para apresentar as linhas gerais de “Jeremias, o Profeta da Chuva”, projeto vencedor do edital 2008/9 da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado, destinado à décima quarta montagem do Núcleo de Teatro do TCA.
Acompanhada do produtor Bruno Morais, Adelice exibiu fotos e entrevistas registradas ao longo de uma viagem ao semi-árido nordestino, onde colheu rico material para o espetáculo, cujo texto é de sua própria autoria. Ela explicou que “Jeremias...” será ambientado no sertão real, imaginário e místico, e fala dos homens que interpretam os sinais da natureza, realizando experiências peculiares para predizer se haverá bom ou mau inverno para a lavoura e a pecuária.
“São, geralmente, agricultores e comerciantes da região, a quem o povo consulta por tradição.”
A montagem também faz um paralelo com Jeremias, o profeta da Bíblia que anunciou a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor.
O amanhã é uma coisa grande; do que será feito o amanhã?
Adelice citou o escritor Victor Hugo para dar uma idéia do “clima” do espetáculo. “Acho que o teatro é um lugar onde a gente resolve essas coisas profundas”, acrescentou, anunciando personagens e cenas típicas do Nordeste, como o teatro de bonecos, a feira livre, os ex-votos, o forró, profetas, repentistas e rezadeiras. O processo de montagem da peça inclui a realização de audição para a escolha do elenco e de oficinas técnicas ministradas por profissionais renomados. A diretora informou que a estréia, na Sala do Coro do TCA, está prevista para 5 de junho de 2009.
Informações: Ascom / TCA
Foto: Yuri do Val / Centro Técnico

Nenhum comentário: