terça-feira, 9 de março de 2010

TCA DIVULGA SEGUNDA MONTAGEM PARA 2010

Batizado, aniversário, Dia das Mães, Natal, Réveillon, Carnaval, São João, eleições, Copa do Mundo, lavagens e festas de largo. Estas e outras celebrações e rituais coletivos fazem parte do universo que será abordado pela segunda montagem de 2010 do Núcleo de Teatro do Teatro Castro Alves (TCA.Núcleo), cujo resultado do Edital lançado em dezembro passado foi divulgado nessa quarta-feira, 03/03. Com o título provisório de “Ocasiões”, o espetáculo terá o comando da diretora Jacyan Castilho e contará com orçamento de R$ 200 mil e realizará temporadas no Centro Cultural Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, e na Sala do Coro do TCA, com estreia no segundo semestre.

O espetáculo será construído sem o uso de um texto dramático. Com base no roteiro inicial, escrito pela dramaturga Cláudia Barral, os sete atores, que serão escolhidos por meio de audições e oficinas, partirão de improvisos durante o processo de ensaios para, conjuntamente, criar o roteiro final apenas utilizando a expressão corporal. A ideia é que, por meio da dança e movimentos corpóreos, o público acompanhe a trajetória de uma família fictícia, tendo como pano de fundo as festas que frequentam.

16ª montagem: O edital que selecionou “Ocasiões” teve como objetivo suprir a vaga que ficou aberta após a última seleção pública realizada pelo TCA.Núcleo em novembro passado. Na ocasião, apenas uma montagem foi inscrita na categoria de temática livre, mas a proposta acabou desabilitada na análise documental. Para a categoria infanto-juvenil, seis projetos foram inscritos, com o espetáculo “As Aventuras do Maluco Beleza”, de Edvard Passos e Ivan Seixas, sendo o escolhido.

Com o novo edital, seis novos projetos foram inscritos e foram avaliados por uma comissão composta por profissionais reconhecidos na área teatral: os atores Chico Diaz e José Hilton Santos (Cobrinha), a dramaturga e professora da Escola de Teatro da Ufba, Cleise Furtado Mendes, e a diretora teatral Nehle Franke, além da diretora artística do TCA, Rose Lima. “Ocasiões” será a 16ª montagem do TCA.Núcleo.